Vozes Marcantes Vozes Marcantes

A seguir, um breve histórico homenageando merecidamente algumas das vozes mais importantes que passaram pelos microfones da Scala 99 e da Scalla FM. É uma pequena homenagem que a Scalla Web presta a estes profissionais da comunicação.

Gilbert Stein

Abraham Gilbert Stein, mais conhecido pelos ouvintes de sempre da Scalla como Monsieur Gilbert. Nascido em 20 de dezembro de 1947 em Cairo, no Egito; seu pai austríaco era jornalista e sua mãe síria.

A crise no Egito, durante o governo Abdel Nasser obrigava aqueles que confessassem a religião muçulmana, a saírem do Egito, então a família de Gilbert muda-se para Marselha e em seguida Paris, França, quando ele tinha apenas 10 anos. Já nessa época, por volta de 1957 Gilbert demonstrava paixão pela música.

Sua carreira artística começa bem antes de seus famosos programas de rádio Primeira Classe e Chansons D'Amour, tão conhecidos dos ouvintes da Scalla.

Em 1964 veio morar definitivamente no Brasil. Estudou violão com Paulinho Nogueira sendo a bossa-nova e o jazz suas áreas de interesse. Sua primeira canção gravada em 1965, Ce Soir. Violonista com virtuosismo se destacava por sua voz e timbre notáveis e característico sotaque francês. Mas o seu primeiro grande e conhecido hit F... Comme Femme foi gravada em 1968, aos seus 21 anos. Já no cinema em 1971 daria voz ao tema do filme Emmanuelle.

Na década de 70 ainda fez parte da dramaturgia brasileira não só em temas de novelas da época como A Viagem, mas também como ator de sucesso.

Um de seus últimos trabalhos mais conhecidos nas telinhas foi na novela Esperança da TV Globo em 2002;

Com este tema trazia de volta em 2002 à Scalla um de seus dois programas mais conhecidos o Primeira Classe com o melhor da canção romântica internacional, que já havia sido apresentado com bastante sucesso na Scala e em seguida na Scalla FM, assim como o conhecido Chansons D’Amour que trazia a canção francesa interpretada pelas mais belas vozes da França e do restante do mundo, bem como das orquestras e famosos acordeonistas da França, programa este de igual qualidade e sucesso.

Gilbert é parte importante e definitiva da história da Scalla.



Osmar Zani

Ingressou no rádio em 1988 como locutor de comerciais da Rádio Tupi AM, num programa dominical, onde permaneceu por um ano. Em seguida transferiu-se para a Rádio Boa Nova AM de Guarulhos, onde teve vários programas próprios, sempre produzindo e apresentando os mesmos. Três anos depois se mudou para a Rádio Manchete FM, permanecendo lá por dois anos. Em seguida trabalhou na Rádio Líder FM por três anos e na Rádio Nova FM por dois anos. Passou ainda pela rádio ABC AM.

Em 1999 transferiu-se para a Rádio Scalla, onde atuou como locutor e coordenador artístico, respondendo por toda programação musical, comercial, locução e plástica geral da emissora. Ainda no Grupo CBS – Comunicações Brasil Sat – atuou nas emissoras: Super Rádio AM, Iguatemi, Kiss, Da Cidade e TOP TV. Sem dúvida o nome de Osmar Zani mistura-se à trajetória da Scalla FM, devido ao modo íntimo e carinhoso com o qual conduziu a Scalla FM por 14 anos conquistando a confiança e simpatia dos ouvintes.

    


José Augusto Arnelas

Iniciou a carreira em fevereiro de 1974, na Rádio Clube de Santo André, (atual Rádio Trianon), de onde se transferiu para a Rádio América em novembro do mesmo ano, tendo atuado também por quase dois anos na Rádio América do Rio de Janeiro.

Retornou a São Paulo em julho de 1977. A partir de então desenvolveu suas atividades sempre na capital paulista, tendo atuado nas principais emissoras como noticiarista e apresentador, além de locutor comercial e mestre de cerimônias em eventos.

Entre as emissoras onde trabalhou destacam-se: Antena 1, até 1982, Manchete FM, de 1982 a 1988, TV Globo, como locutor comercial em 88 e 89. Em 1985 entrou para a Fundação Padre Anchieta nas Rádios e TV Cultura, onde permaneceu como funcionário das emissoras AM e FM e narrador de documentários para a TV. Novamente atuou como locutor comercial da TV Globo entre 2003 e 2009.
Foi também, por 20 anos, locutor do jornalismo da Rádio Eldorado AM, emissora pertencente ao grupo do Jornal O Estado de São Paulo, entre 1989 e 2009.

Desde 1987 atuou como locutor comercial na Alpha FM e de 1999 a 2004 como locutor apresentador na Scalla FM.
Na Fundação Mokiti Okada, que desenvolve atividades culturais, artísticas e filantrópicas, atua nas áreas de Comunicação e Cerimonial. Atualmente faz narração de vídeos institucionais e empresariais, bem como de documentários em português para canais de TV por assinatura como por exemplo: “Como Funciona O Universo”, no canal Discovery Science.
Nas horas de folga faz caminhadas, natação e não deixa de ler pelo menos dois jornais diários, até por obrigação profissional. Adepto da filosofia oriental faz a prática diária do Johrei, uma forma de meditação e reequilíbrio interior.

 



Roberto Müller


Com passagens pelas rádios Jovem Pan, Gazeta AM/FM, América, Bandeirantes, Trianon.



Foi voz padrão das Rádios Grande ABC FM, Scalla FM, Rádio Capital, Rede Milícia Sat; sendo que na Grande ABC FM marcou com sua voz desde a inauguração em 12/12/1982 até o encerramento no Natal de 1995.

Posteriormente, na Scalla FM entre 1996 e 2000.







  








Atualmente faz locuções comerciais para todo o Brasil, sendo profissional da voz há 40 anos. Recentemente passou a integrar o time da Rádio Capital de São Paulo, fazendo a locução noticiarista no programa Conexão Nacional ao lado de grandes nomes da comunicação e jornalismo.

 












*Todas as fotos obtidas das redes sociais do próprio Roberto Müller




A voz imortal de Rolando Marques


Nasceu em São Paulo, a 02 de novembro de 1943, como Rolando Bufânio, e após tornar-se radialista, adotou o nome de Rolando Marques.

O seu início de carreira como radialista foi como locutor esportivo, aos 20 anos de idade, na antiga Rádio Independência da cidade de São Bernardo do Campo, São Paulo.

Em seguida, foi trabalhar na Rádio Diário do Grande ABC AM 1300, onde foi apresentador de programas e responsável pela Equipe de Esportes da emissora, os famosos "Craques do Rádio" que realizava a cobertura do Campeonato Nacional, acompanhando sempre de perto o Esporte Clube Santo André. Também foi correspondente da Rádio Globo na região do ABC, cobrindo os principais acontecimentos. Entre tantas qualidades que possuía, Rolando Marques foi um homem dinâmico, carismático, conhecido e muito estimado.

Em toda a região do Grande ABC conquistou muitos amigos e teve o seu talento reconhecido através do recebimento de vários prêmios ao longo de sua carreira profissional, sendo eles: "Troféu Manoel da Nóbrega", como o melhor narrador esportivo no ano de 1978, "Troféu Comunicadores" em 1980,  "Prêmio Sanyo de Radialismo", "Estatueta Símbolo João Ramalho", aos cinco mais uteis do Município em 1983, "Medalha João Ramalho", considerada a mais alta distinção oferecida pelo povo de São Bernardo do Campo a aqueles que, pela importância de seu trabalho, mereceram destaque no município.

Rolando Marques era incansável, tinha uma fé inabalável, dono de uma inigualável voz... esta foi a oficial (padrão), das seguintes emissoras: Rádio Scala FM SP, Scala FM de Curitiba, Nova Diário (Studio 92 FM) da cidade de Ribeirão Preto, anunciando o Prefixo e apresentando programas especiais como: O Melhor da Música Romântica, Roda de Samba, Música Instrumental do Brasil e Domingo na Praça. 

Rolando Marques era casado com Dna. Odila Rodrigues Bufânio, tinha duas filhas: Vera Lúcia e Leila. Conquistou o respeito e admiração de todos aqueles que souberam, reconhecer a sua genialidade, tornando-se muito popular por onde passou.




 


Em breve novas atualizações.

Você também pode contribuir com a história da Scala / Scalla. Envie um e-mail para radioscalla@gmail.com